terça-feira, 9 de agosto de 2016

SOMOS JUSTIFICADOS


Por José Robert                                                                     31.07.2016
SOMOS JUSTIFICADOS
O maior problema dos cristãos hoje é que eles vivem debaixo de acusação.   E pior; alguns ainda acham que é o Espirito Santo  quem os acusa. Mas, entenda, acusador é o diabo. O Espirito Santo é o Consolador: “Ele  nos lembra que Jesus Cristo, já pagou, todos os nossos pecados: “Presentes, passados e futuros.” Mas, existem alguns sintomas de quem vive debaixo de condenação:  Sensação de incapacidade/ Sempre procurando um culpado/ Está sempre se escondendo/ Sentimento de auto-punição/Sentimento de inferioridade.
1- O que é “Justificação?  Justificação é a mensagem central do evangelho.
O que significa a Justificação?  “ Justificação” é um termo legal que foi emprestado dos tribunais. É o oposto exato de “condenação.” Justificação é o ato do favor imerecido de Deus através do qual se coloca diante de si o pecador, perdoando-o e declarando-o sem culpa, e ainda aceitando-o como justo. 
Romanos 3:24: sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.”  
Isto significa que fomos declarado justos por causa da redenção de Jesus na cruz. Desta forma podemos compreender o que é justificação:  Justificação é o ato de Deus aprovar as pessoas de acordo com o seu padrão de justiça. Sendo Deus o padrão, a sua exigência de justiça é absurdamente alta. Por isto nenhum homem poderia ser justo diante de Deus. O padrão é inatingível do Alto. Precisamos da justificação pela fé e não por obras da lei.
II Co. 5.21: “Aquele que não conheceu pecado, se  fez pecado por nós; para que, Nele, fossemos feitos justiça de Deus.”
Justificação é pela fé apenas. Nossa justiça é um dom(presente) de Deus. É de graça a nossa justiça!Fomos feitos justos como Jesus, não por meio de nosso comportamento, mas pela fé Nele e em sua obra consumada na cruz. Nosso direito de sermos justos foi comprado pelo sangue de Jesus. 
Romanos 5.17: “Se pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundancia da graça e o dom da justiça, reinarão em vida por meio de um só, a saber, Cristo Jesus.” 
Pelo fato de que  como cristãos estamos em Cristo, Deus vê a justiça de Cristo em nós, quando Ele  nós olha. Isto alcança as exigências de Deus para a perfeição; portanto Ele nos declara justos. Ele nos justifica.
Romanos 5.18: “ Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. 19: Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.”
 Muitos evangélicos, tristemente, tem deixado de confessar de modo convicto esta verdade que está no coração do evangelho.  Eles tem voltado a insistir na prática de certas ações ou na exibição de determinadas virtudes como condição para que as pessoas sejam aceitas e perdoados por Deus
Voltamos  ao sistema de salvação pelas obras ou méritos humanos contra o qual se insurgiram os reformadores. Com isto exalta-se o ser humano, suas escolhas, decisões e iniciativas, e se desvaloriza a Deus. Sua graça, Sua soberania, sua obra de expiação por meio de Cristo Jesus.
2- Quais são os benefícios da Justificação?   
1º) Paz com Deus: “ Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo.” Rm. 5.1. É por causa da justificação que a paz de Deus, pode governar nossa vida. Já não há mais separação entre nós e o Senhor. Temos a paz do perdão.  
2º) Garantia da salvação: “Pois pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie. ”Efésios 2.8.9 A justificação nos dá a garantia da salvação. A justificação é que deixa Deus começar o processo da santificação.  
3º) Fomos adotados como filhos: “e nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo a aprovação de sua vontade.” Efésios 1.5 
4º) Fomos unidos com o Senhor:“Mas, aquele que se une ao Senhor é um espirito com Ele” 
5º) Esperança no porvir: “ Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” I Co. 2.9
 3- Qual é a diferença entre justificação, santificação e glorificação? 
Justificados pela fé, declarados justos perante Deus, ou libertos da culpa de nossos pecados no passado, estamos preparados para a santificação ou para vencer o pecado em Cristo. Justificação é a obra de Cristo por nós, enquanto Santificação é a obra de Cristo em nós.
O que é Santificação? É a obra de Cristo em nós, após a Justificação, preparando-nos para o céu. A santificação começa por ocasião da conversão, e continua através de toda nossa vida. “ Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai Nele. Colossenses 2.6 Receber o Senhor Jesus Cristo, é justificação. Andar Nele(permanecer Nele) é santificação.  
Seis meios usados para a Santificação do Cristão:
a) Deus. “    O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; o vosso espirito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.”            
b) Jesus Cristo: “ Mas vós sois Dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção.”
 c)  O Espirito Santo: “ Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação   do espirito, para a obediência e a aspersão do Sangue de Jesus Cristo; graça e paz vos sejam multiplicadas.” I Pedro 1.2  
d) A Palavra: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17.17  
e)  Provas:  “ Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por varias provações; sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” Tiago 1:2.3-4. Enquanto estivermos no mundo teremos provas e dificuldades.  
f) A igreja: “ E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas outros para evangelistas e outros para pastores e lideres; com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.” Efésios 4:11.12.13.
Os teólogos falam da salvação em três tempos como indicam os verbos no original grego:
 Passado-Justificação: Fui salvo. É o que Cristo fez por nós. Tito 3.5: “não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo  a sua  misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espirito Santo.”  
Presente-Santificação:  Sou salvo. É o que Cristo está fazendo por nós. I Co. 1.18: “ Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos é o poder de Deus.”
Futuro-Glorificação: Serei salvo. É o que Cristo fará por nós. Romanos 5.9: “ Logo muito mais, sendo agora  justificados pelo seu sangue, seremos salvos da ira.” 
A justificação é o ponto de partida.
A santificação é o caminho a percorrer.  
A glorificação é a meta a que se tem de chegar.                                                    
COMPARTILHAMENTO: “Ninguém entende o cristianismo, se não entende a palavra justificado.”   John Stott (Pastor e Teólogo britânico-um dos grandes nomes do mundo evangélico). 
PALAVRA DE OFERTA:  II Samuel 24.24: “Faço questão de pagar o preço justo. Não oferecerei ao Senhor meu Deus, holocaustos que não me custam nada.” O Rei Davi é um exemplo para nós. Quando ele foi levantar ao Senhor um altar de sacrifícios nas terras de Araúna, o jebuseu, este queria lhe dar tudo para o sacrifício, ao que Davi recusou. Ele pagou um alto preço pela oferta. Uma oferta de amor e gratidão. Para quem é muito grato, toda oferta é pequena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário