segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A imagem gera o Domínio

Por. Pr Carlos A. Lima                                                                                 Culto 14.08.2016
A imagem gera o Domínio.
26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gen. 1:27 e 28

11 E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez.
12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. Gen. 1:11-12
 
Introdução:
Entendemos à luz da Palavra que a benção que Deus tem para o homem é a benção do Gerar, da fecundidade, do crescimento e da multiplicação.
28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. Gn.1:28
Também a oração é o útero que gera todas as coisas.
Entendemos a importância da oração na vida da Igreja, e como ela é essencial para fazer com que essa bênção se torne em realidade na nossa vida
Certa vez ouvi um grande executivo dizendo, a respeito da sua carreira de sucesso:
“ O Maior desafio não chegar no topo, mas sim permanecer lá”.
Eu poderia falar da seguinte forma:
“O nosso maior desafio não é alcançar a bênção, mas sim permanecer na bênção”.
Nossa grande dificuldade, em todas as áreas, é sempre o permanecer!
Muitos tem perdido a bênção pois não tem entendimento como mantê-la ou como sustentá-la.
Adão foi um que não soube permanecer na Bênção, na verdade ele a entregou deliberadamente à serpente.
Mas o homem não soube permanecer nesta benção, e perdeu a sua autoridade e perdeu domínio..
Entendendo a Imagem e o Domínio.
Para entendermos melhor isso, precisamos saber que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus.
A Palavra diz que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus.
26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
 Gen 1:26.
E em seguida foi dado a ele domínio e autoridade.
Entenda, o homem só recebeu a autoridade para dominar e sujeitar porque tinha a imagem de Deus.
O Homem era a expressão da pessoa de Deus na terra. E com essa expressão ele poderia exercer domínio e autoridade sobre a terra, sobre a criação e sobre todas as coisas.
Portanto entendemos que a Imagem gera o Domínio.
Mas o homem pecou, e a partir deste momento ele perdeu a “imagem” ou seja, não era mais a expressão deDeus.
E por ter perdido a imagem, o homem perde então a autoridade de dominar, de sujeitar, passando agora a ser subjugado, escravo do pecado, da morte.
O Pecado tirou a “imagem” de Deus que o homem tinha, e assim fez com que perdesse a autoridade de dominar e passou a ser dominado.
 Ex.: O Homem foi criado para dominar sobre a terra , inclusive sobre as ervas, as árvores e as sementes.
 Quando Deus abençoou o homem, deu a ele a bênção do gerar, mas também deu a este homem a  autoridade para dominar.
Hoje o homem é dominado pelas plantas (Fumo vem relva, a droga vem da relva, o álcool vem da relva, etc.
O homem perdeu a imagem, assim perdeu o domínio.
Não se esqueça disso: A IMAGEM GERA O DOMÍNIO.
Esse princípio é um dos mais importantes da Palavra. Só podemos dominar ou ter autoridade sobre a terra se mantivermos a imagem de Deus em nós.
Mas Qual a imagem de Deus?
Mas quando falamos em “imagem e semelhança de Deus” o que vem em sua cabeça?
As vezes entendemos isso como que o homem foi criado com a mesma fisionomia de Deus, a mesma estrutura exterior, a mesma aparência física.
Mas a Palavra fala que Deus é Espírito.
24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Jo.4:24
Se Deus é Espírito, como Ele poderia ter uma imagem física, ou uma aparência física?
Nós fomos feitos com a mesma essência de Deus, ou seja com a mesma vida de Deus. 7Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. Gn2:7
O homem recebeu o sopro da vida, ou seja, recebeu a mesma vida que Deus tinha, a mesma vida com que Deus vivia.
Perceba, Deus cria o homem para compartilhar do mesmo tipo de vida que Ele tinha, ou vivia( Vive). O Homem tinha dentro de si uma vida “semelhante” a vida de Deus.
Essa era a “imagem” que o homem carregava, e essa era a imagem que lhe dava domínio e autoridade sobre todas as coisas.
Quando o homem pecou , a bíblia diz que ele morreu (Perdeu a vida). Que vida ele perdeu? Gen. 3:
A vida semelhante a vida de Deus, ou seja, o homem perdeu a imagem de Deus.
Perdeu o domínio e passou a ser dominado.
Que tipo de Vida Deus vivia?
Que tipo de vida Deus compartilhou com o homem?
Para entender isso precisamos tocar no assunto da Trindade.
Sei que “Trindade” não é um termo bíblico, e que foi inventado pelo homem, mas nos ajuda a identificar como Deus se subsiste.
O nosso Deus é um Deus que se expressa em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Não são três Deuses, mas um único Deus que se expressa na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito.
Não são três seres, ou três divindades. É um único Deus que se manifesta na forma de três.
Deus é um, mas é Plural!
Ex. Para entender melhor esse conceito quero usar o exemplo do Sol.
O Sol é uma estrela que tem Luz e emite um calor.
Temos portanto o sol, temos a luz do sol e temos o calor do sol. São três expressões do mesmo sol.
Assim é Deus !
Portanto a vida que Deus vivia era uma vida de comunhão perfeita, de compartilhar pleno de vida, de comunidade.
Deus pai, Deus filho e Deus Espírito Santo vivem a vida de comunidade, de comunhão.
Essa era a essência da Vida de Deus, essa era a imagem de Deus.
E foi exatamente nessa imagem, nessa semelhança que Deus cria o homem.
 A expressão “ imagem e semelhança” aqui tem mais a ver em ter a mesma “essência” do que ter a mesma  “aparência”.
 O homem foi criado para compartilhar da vida de Deus, para ser um com Deus, para expressar Deus.
Por isso o homem tinha domínio, tinha autoridade e tinha a benção.
A autoridade e o domínio estão ligadas à Comunhão da Igreja.
Mas como falamos o pecado desligou o homem de Deus, perdeu a comunhão com Deus, deixou de compartilhar a vida de Deus, e com isso este homem perde toda a autoridade, todo o domínio.
 23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, Romanos 3:23
Então Deus envia seu filho Jesus, para resgatar esse homem caído, e compartilhar com ele novamente a Sua Vida. (Vida Eterna)
16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo. 3:16
Deus nos entregou a vida do Seu filho, a Vida do próprio Deus, para dar Nova Vida ao homem antes morto espiritualmente.
E assim, Deus institui a Sua igreja, o corpo de Cristo, e faz deste homem membro deste corpo, e assim restaura a este homem o domínio e a autoridade.
19 Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.
20 Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus. Lucas 10:19-20
Na Igreja compartilhamos a vida de Deus, e assim podemos expressar Deus.
A Igreja é a expressão de Deus na terra.
A expressão de Deus por meio da comunhão da Igreja
Mas só expressa Deus se tiver a Vida de Deus, e a vida de Deus é em comunidade, comunhão.
Um indivíduo sozinho não expressa Deus, não é imagem de Deus, e por isso não pode dominar.
A autoridade e o domínio estão diretamente relacionados com a comunhão e a vida de Deus.
Quando deixamos de viver a vida de comunhão da igreja, a vida de comunidade, a vida de compromisso mútuo, perdemos o domínio.
Uma Igreja que não tem unidade, comunhão e compartilhar a vida de Deus, não tem a imagem de Deus, e por isso não pode dominar.
Um crente sozinho não é Igreja. Só é igreja, se tiver comunhão (Onde estiverem 2 ou três reunidos.)
19 Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus.
20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
                                                                                                                          Mt.18:19:20
Um membro separado do corpo não é corpo, e não expressa o corpo. Na verdade traz medo e pavor!
    Ex.: Um cabelo na cabeça é bonito e até charmoso. Mas um cabelo na comida traz nojo.
Qualquer parte do corpo, que esteja fora, gera um mal estar.
A nossa igreja só poderá exercer domínio e autoridade nesta mundo, nesta geração, se expressarmos de fato
A vida de Deus através da comunhão dos irmãos, através da vida de comunidade, através do compartilhar dos seus membros.
A arma do Diabo
E hoje irmão, esta palavra tem tudo a ver com você.
Você quer ter autoridade sobre as situações difíceis da sua vida? Quer ter domínio sobre as situações de crises e conflitos? Quer sujeitar debaixo dos seus pés todo investida maligna contra sua vida e sua casa?
Você precisa então estar ligado ao corpo, viver a vida do corpo, ter a disposição de viver a vida do corpo na Igreja.
Por isso o diabo afasta as pessoas da Igreja, da célula, da comunhão.
Fora do corpo a pessoa perde a imagem, e assim perde o domínio, e passa a ser dominado.
Por isso o diabo lança inúmeras setas de desapontamentos, decepção, discórdia entre os irmãos,
Isso tudo para afastá-lo da comunhão do corpo, e assim poder dominar sobre eles.
Muitos estão sendo derrotados no casamento porque estão sozinhos. São derrotados na família porque estão sozinho.
São vencidos pelo pecado, porque estão sozinhos.
Mas hoje você precisa tomar uma posição contra isso. Levante-se, e como corpo, expresse a imagem de Deus e exerça o Domínio.
É na igreja que você vence. É na oração em concordância com seu irmão. É no acordo com os outros membros.
É na célula que vivemos a vida de Deus, que expressamos imagem.
Você não tem noção do poder que é liberado quando uma célula se reúne genuinamente para expressar a vida de Deus.
A imagem de Deus é demonstrada, e o domínio e a autoridade se estabelecem.
Conclusão:
Hoje é a comunhão do corpo. A Aliança dos membros com a Igreja.
Se você tem sido afastado da comunhão por algum motivo, se você não tem estado ligado na célula ou nãocestá firme na igreja, mude hoje mesmo essa imagem.
O Senhor te chama para expressá-lo como corpo.
O Senhor tem essa bênção para você!
Levante-se hoje, tome uma posição. Ligue-se ao Corpo, expresse Deus!!
A Imagem gera o Domínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário