domingo, 3 de abril de 2016

TRÊS REVELAÇÕES NA VIDA DA IGREJA

 
TRÊS REVELAÇÕES NA VIDA DA IGREJA
   
Por. Pr Carlos Lima                                                                                               Culto de Celebração 03.04.2016

Mt 16.13-19
Indo Jesus para os lados de Cesáreia de Filipe, perguntou os seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus. Então, advertiu os discípulos de que a ninguém dissessem ser ele o Cristo. 

Jesus perguntou aos discípulos: “Quem dizem as pessoas ser Filho do Homem? E se fosse hoje?
Eu estive olhando os jornais e o povo disse que você é um grande profeta. Outros dizem que você é o profeta Elias que voltou.
A Rede Record  diz que você é o profeta dos últimos dias.
O mundo tem muitas ideias sobre Jesus. Mas Jesus perguntou: “E vocês, o que acham de mim?”.
Foi de Pedro a resposta: “Você é o Filho de Deus”. Jesus revelou três estágios de revelação.
Hoje nós vamos chamar de três dimensões da vida cristã que nós podemos ter.

1.       A REVELAÇÃO DE CRISTO
A primeira dimensão da vida cristã é quando recebemos a revelação de Cristo.

Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.(Mt16.16-17)

Esse texto é muito interessante, porque a pergunta de Jesus é: “ O que os homem dizem de mim? Quem as pessoas dizem que eu sou?”.
Sabemos que os fariseus conheciam apenas o Jesus histórico (Mt 13.55-56). Os discípulos passaram a falar do que o povo comentava sobre Jesus: “Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas” (Mt 16.14).
Nesse momento, o Senhor se volta para os discípulos de maneira direta e pergunta: “E vós quem dizeis que eu sou?”.(v.15)
Pedro se levante e como sempre na frente de todos, responde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v.16).
Todos os discípulos devem ter ficado boquiabertos: “Uau! De onde ele tirou isso?”.
Jesus olhando para ele imediatamente diz: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus (v17).
Essa é a revelação que todo homem precisa ter em sua vida. A revelação do Filho de Deus é a revelação que traz salvação ao homem.
A Bíblia diz que quem recebe essa revelação encontrou a felicidade. Veja as palavras de Jesus: “Bem-aventurado és, Simão Barjonas”.
Bem-aventura significa feliz. A salvação traz felicidade, traz alívio.
Quando as pessoas encontram a graça de Deus, ela encontra motivo para viver. Por isso, todo homem precisa dessa primeira experiência.
Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, como a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Rm 10.8-9)
Há muitas pessoas que não tiveram a revelação do Filho do Deus vivo.
Há muitos que nunca confessaram Jesus como Senhor com a boca e nem creram com o coração.
Mas aqueles que já fizeram isso são chamados de felizes. E, se você já teve a revelação do Cristo que traz salvação, dê glória a Deus.
Muitos ainda não tiveram essa revelação, mas você já teve. Aleluia!
2.      A revelação da Igreja (v. 18)
 A segunda dimensão da vida cristã é quando recebemos a revelação da Igreja.

Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mt 16.18)

Depois que uma pessoa tem a revelação do Cristo, ela recebe de graça, por uma ação divina e sobrenatural, a salvação.
A segunda revelação que todo homem precisa ter é a revelação da Igreja.
No primeiro estágio, o alvo de Deus é levar o homem ao novo nascimento.
Ele precisa se enxergar no espelho de Deus, ver a sua situação de pecador caído, carente da graça e da salvação.
Nessa segunda fase, porém, ele precisa ter a visão da edificação da Igreja.
existe uma obra de edificação a ser realizada.
A Igreja está sendo construída pelo Espírito Santo. Existe uma edificação de Deus na vida do crente até que Cristo seja gerado completamente nele.
Nessa fase, começa a transformação do caráter, a fluência dos dons, a visão do corpo.
Quando você tem essa revelação, você se sente parte de algo maior.
Jesus levou Pedro a enxergar que Ele não queria apenas salvar um homem e deixá-lo feliz, mas que Seu propósito era a edificação de Sua Igreja.
Existe um trabalhar de Deus até que Sua natureza seja desenvolvida na vida do homem que experimentou o novo nascimento.
Ter a natureza de Deus significa que você não precisa se esforçar muito para ser o que é.
Se você precisa se esforçar muito para ser o que é, você não entendeu ainda o que é o evangelho.
Algumas pessoas dizem: “Há dez anos, eu estou me segurando, porque é muita tentação”.
Esse não nasceu de novo, porque quem nasceu de novo, quanto mais maduro em Deus ele fica, menos interesse pelo mundo ele tem.
Se o mundo não foi tirado de dentro de você e você ainda é fortemente atraído por ele, você precisa de conversão. Essa é a verdade.
O mundo não entende isso. Essa é a verdadeira realidade da Igreja, todos os dias, homens e mulheres recebem da vida de Deus e vão sendo transformados de glória em glória.
Todos conhecem a história do monge e do escorpião.
O monge tentou salvar um escorpião que caiu no rio e o escorpião o ferroou.
 Ele colocou um galho para o escorpião subir e salvou.
E outro monge perguntou: “Por que você fez isso, apesar de ele tê-lo ferroado?” Ele respondeu:
“O escorpião agiu de acordo com a natureza dele. Eu agi de acordo com a minha natureza”. Cada um age de acordo coma natureza que possui. 
Igreja é a reunião de homens e mulheres que tiveram sua natureza transformada pela ação sobrenatural do Espírito Santo de Deus.
Só quem já teve a natureza transformada pode prevalecer contra as portas do inferno.

3.      A revelação do reino (v.19)

A terceira dimensão da vida cristã é quando recebemos a revelação do reino. 
Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus. (Mt 16.19)
Logo em seguida, o Senhor lhe abre a visão para algo ainda maior que a Igreja, quando lhe dá a revelação do reino dos céus.
O que é o reino dos céus? O reino dos céus é o governo celestial, que começou a ser implantado com a expressão (enxertado) de Cristo na edificação da Igreja e terá sua coroa no milênio.
O reino de Deus existe de eternidade a eternidade e nele Deus é a autoridade. Nesse reino, está o universo, que é administrado por Ele.
A terra, todavia, é o único lugar do universo que está sob o controle do inimigo de Deus, e Ele precisa reavê-la.
Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno. (1 Jo 5.19).
Deus tem um reino e deseja que esse reino também alcance a terra e a governe segundo Sua perfeita vontade.
Para isso, Ele precisa de um grupo de pessoas constituídas com Sua própria vida, a fim de que cooperem com Ele.
Desse modo, a Sua vontade pode ser feita tanto no céu como na terra.
Adão falhou, Deus tentou com Noé. Noé falhou, Deus começou tudo de novo com Abraão.
 A nação de Israel falhou em estabelecer o governo de Deus, mas Deus não mudou o seu propósito original.
Ele ainda quer estabelecer o Seu reino na terra.
Portanto, precisamos avançar como igreja na revelação de que o objetivo do Senhor é estabelecer o Seu governo na terra.
Nós fomos chamados para manifestar o reino dos céus, para trazer o que há no céu para terra – a vontade Deus, os valores de Deus, os princípios de Deus.
E, para cumprir esse propósito, o Senhor Jesus entregou nas mãos de Sua Igreja a chave do reino dos céus.
Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus. (Mt 16.19) 
Isso significa que a Igreja tem o poder para ligar e para desligar.
O sentido da palavra ligar, nesse contexto, ligar é colocar ligaduras, ou seja, amarrar. Desligar é remover as ligaduras.
Veja como esse mesmo texto está escrito na Bíblia na Linguagem de Hoje:
Nós vamos avançar como igreja para manifestar o reino dos céus na terra. Como? Usando a autoridade que Deus colocou sobre a Igreja.
Entenda algo, nós somos a Igreja. Se, como igreja, nós proibirmos algo aqui, algo que de acordo com os propósitos de Deus deveria ser proibido, assim será. Se nós permitirmos, será permitido.
A Igreja é que vai definir os rumos da nossa geração. A ação maligna pode ser freada se nós nos levantarmos para coibir as obras de Satanás.
Deus quer usar Sua Igreja para manifestar Sua autoridade e instaurar o governo de Cristo.
Muitas coisas ainda estão acontecendo em nossa cidade porque a igreja não tem usado a chave que Deus colocou em suas mãos.
É hora de amarar, de proibir, de coibir toda ação do inferno que destrói os casamentos, que aprisiona os jovens nas drogas e na criminalidade.
O que é maior, a chave ou a porta? A chave que abre a porta, claro! Uma pequena chave tem o poder de abrir uma grande porta.
Você pode ser o dono da casa, mas se você não tiver a chave, você não tem acesso.
É hora de nos levantar para desatar muitas coisas que são nossas por direito e que estão atadas pela ação maligna.
Você tem a chave para desatar sua prosperidade. Você tem a chave para desatar sua saúde. Você tem a chave para desatar seus filhos. Você tem a chave para desatar sua família que está aprisionada. Você tem a chave para desatar seu casamento. Você tem a chave para desatar a multiplicação de sua célula. Você tem a chave para abrir a porta do emprego. Você tem a chave para levar pessoas ao Encontro.
Use a chave que Deus colou em suas mãos!
O próximo estágio é a vida da igreja, algo maior. Você precisa decidir viver a vida da igreja.
Muitas pessoas vivem apenas a vida individual. Mas você precisa avançar para o estágio da vida corporativa  cooperar com a igreja, liderar uma célula, financiar os projetos da igreja, permitir-se ser tratado pelo Senhor.
Todavia, precisamos avançar para a visão do reino dos céus. Esse é um novo nível de autoridade.
Mas Deus está esperando que você comece a usar hoje mesmo a chave do reino que Ele colocou em suas mãos.


DICA QUENTE
Não tema o fracasso! Líderes bem sucedidos aprendem com suas próprias falhas, tornando-se, em conseqüência muito mais fortes. Desafie o seu grupo a crescer!
Palavra de Oferta.
“Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.” Provérbios 3:9-10

2 comentários: