quinta-feira, 17 de março de 2016

O PODER DA PALAVRA PROFÉTICA


O PODER DA PALAVRA PROFÉTICA


Por Pr. Carlos                                                                                                         Culto de Celebração 06.03.2016

Texto: Gênesis 1:1-3; Ezequiel 37:1-10
INTRODUÇÃO
De toda criação, o homem foi o único ser que Deus dotou da capacidade de falar. A capacidade de falar não se resume somente em poder se comunicar, pois todos os animais não falam como os humanos, mas assim mesmo se comunicam de alguma forma.
Existe um propósito que foi nos dado pelo Senhor ligado ao falar. Podemos dizer que falar é emitir palavras criativas. A palavra tem o poder de criar situações, estabelecer coisas, tem o poder de alegrar, de motivar, mas também tem o poder de abater, entristecer e desmotivar.
Aquilo que sai das nossas bocas tem um poder influenciador, criativo e poderoso para mudar situações e circunstâncias.
A palavra diz em Provérbios 18:21 diz: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”.
Aquilo que falamos não tem neutralidade no mundo espiritual, pois toda palavra não volta vazia, independente para qual direção ela seja dada, ela vai produzir algo.
A Bíblia diz em Hebreus 11:3 que os mundos foram criados pela Palavra de Deus de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.
Romanos 4:17 – “como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.”
TEMOS QUE TRABALHAR COMO DEUS TRABALHA, OU SEJA, IMITÁ-LO. 
Efésios 5:1 – Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 
O êxito é aprendermos a fazer as coisas como Deus faz e trabalhar como Ele trabalha. O método não deve ser o nosso e sim o de Deus.
O Senhor Jesus disse que tudo o que ele fazia ele tinha visto o Pai fazer e tudo o que Ele falava ele tinha ouvido o Pai falar.
Se nós queremos ter uma vida de vitórias, precisamos ter clareza de como as coisas funcionam no reino do Espirito.

1.   DEUS VÊ O QUE NÃO EXISTE COMO SE JÁ EXISTISSE
como está escrito:Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.– Romanos 4:17 
Todas as vezes que Deus liberou uma Palavra sobre determinada situação, é porque Ele já havia percebido aquilo que ele iria falar ou liberar antes de se tornar realidade.

PALAVRA PROFÉTICA – A Palavra Profética é o liberar de uma palavra da nossa boca carregada de fé e fundamentada na vontade de Deus, trazendo à existência aquilo que ainda não pode ser visto pelos nossos olhos naturais.

Gideão – Juízes 6:11-15 
Gideão estava escondido, pois estava com muito medo de morrer por conta dos midianitas. Ele ficou tão apavorado que estava malhando trigo no lugar de pisar as uvas. Olha só a situação desse rapaz. Alguém inseguro, medroso, estima baixa, cheio de complexos de inferioridade, etc. Era da família mais pobre da tribo de Manassés e ele o menor da casa de seu pai. Você consegue perceber quem era Gideão?
Mas o anjo quando chega o chama de VARÃO VALENTE. Como podemos ver alguém valente num quadro que acabei de mostrar para os irmãos?
O Senhor vê as coisas que não são como se já fossem, ou seja, Ele olha lá na frente. Deus já enxergava Gideão como um homem valente, seguro, decidido, focado, cheio de autoridade.
- Como você enxerga as pessoas que Deus colocou ao seu lado? Como você enxerga as crianças que estão na sua célula? Como você enxerga os irmãos da sua célula, como gente problemática e complicada, ou como homens cheios de Deus e frutíferos.
- Como você enxerga o seu conjugue, por aquilo que ele é hoje ou por aquilo que ele será amanhã? (seus filhos, seus pais, sua família, etc.).
- Como você enxerga a igreja? Você consegue ver somente os problemas ou enxerga daqui a quatro anos?

2.   A PALAVRA PROCLAMADA COM FÉ TEM O PODER PARA LIBERAR O ESPÍRITO PARA CRIAR E ESTABELECER.

Em Gênesis 1 diz que a terra estava em um completo caos, mergulhada nas trevas, e o Espirito de Deus pairava, rodeava a face das águas. Não sabemos quanto tempo esse quadro existiu, porém Deus antes de liberar a Palavra, Ele já tinha visto o mundo restaurado, e por isso Ele liberou a palavra: HAJA.
Em João 1:1 diz que no princípio Jesus era o Verbo. O verbo é a palavra que dá ação ao sujeito. Existem os verbos de ligação, que liga o sujeito ao predicado.
Quando Deus disse: HAJA LUZ, Ele liberou uma Palavra Profética. Ao liberar a palavra o Espírito começou a produzir a restauração da terra.
O Espirito fica no aguardo de uma Palavra Profética da nossa boca para produzir aquilo pelo qual ela foi enviada.
Quando o anjo veio anunciar o nascimento de Jesus, acontece o liberar de uma Palavra. Quando a Palavra foi liberada por Maria, o Espírito de Deus começou a formar um corpo em cima da Palavra. (Lucas 1:26-38)
Em Ezequiel 37 nós vemos o mesmo principio em ação. Só que existe uma diferença de Gênesis 1. Em Gênesis Deus não havia criado o homem, por isso Ele próprio libera a palavra profética, porém em Ezequiel 37 o homem já existia, e agora Deus espera que o homem libere a palavra profética. O liberar a palavra agora passa a ser da nossa alçada.
Deus quer fazer, restaurar, porém Ele precisa da Palavra que saia da nossa boca para que o Espírito traga à existência aquilo que não existe.
Interessante é que em Ezequiel 37:1 o texto diz que o Espirito do Senhor conduziu o profeta no meio de um vale cheio de ossos secos.
Deus permite que nós entremos em certos vales de dificuldades, de problemas, de lutas, de tribulações simplesmente para nos usar para que a Palavra Profética mude e restaure todas as coisas. Exemplo:
- Às vezes você tem uma família problemática. Porque será? Por que Ele deseja restaurar e para isso precisa que você PROFETIZE, libere a palavra sobre os vale de ossos secos.
- O Senhor te coloca no meio de gente complicada no seu trabalho, pois Ele deseja mudar o caos das pessoas através do profeta que é você liberando a palavra profética.

O centurião de Cafarnaum – Mateus 8:5-13 
         Aquele centurião era um homem que tinha 100 homens abaixo dele dos quais exercia um forte nível de autoridade, de maneira que só com uma palavra ele fazia-os ir para onde ele queria. Ele conseguia movimentar 100 pessoas somente com o que dizia.
Por saber esse principio e por estar com um coração cheio de fé e compaixão pelo seu servo, ele diz a Jesus: “… não sou digno de que entres em minha casa, mas apenas manda com uma Palavra, e o meu rapaz será curado”.
Ele creu na Palavra Profética que Jesus liberou. Isso é REVELAÇÃO!
O inimigo trabalha com a mesma estratégia. Quando liberamos uma palavra de incredulidade sobre as nossas vidas, o império das trevas pega aquela palavra e produz algo. A palavra não volta vazia, mesmo que seja negativa, ela vai produzir algo.
Em Gênesis 31:25-32 temos o relato onde Labão vai atrás de Jacó pois os seus ídolos foram roubados. E Jacó libera uma palavra dizendo que morra aquele a quem roubou o ídolo, porém ele não sabia que Raquel havia feito isso.
Jacó liberou uma Palavra, mas veja, essa Palavra não era da parte de Deus, mas mesmo assim se cumpriu, pois tanto a Vida como a Morte estão no poder da língua, ou seja, no poder da palavra. Em Gênesis 35:16-19 vemos o cumprimento dessa palavra na vida de Raquel, após dar a luz ele vem a falecer.
Tudo o que você diz, declara sobre a sua vida, sobre as pessoas, tem um grande poder. HÁ PODER EM SUAS PALAVRAS!
No final do texto de Ezequiel 37 se levanta um exército forte e poderoso. Deus já havia visto aquele exército, já era a Sua vontade, mas precisava de uma Palavra liberada para que as coisas acontecessem.
A palavra profética tem o poder de trazer a vida em meio a morte, a restauração em meio ao caos, a luz em meio as trevas. ALELUIA!

CONCLUSÃO 
        
Temos muitos desafios como igreja, mas tudo dependerá do perfil do povo que está em nosso meio. Aos olhos naturais não temos nada, não temos recursos financeiros suficientes, não temos os obreiros, a quantidade de líderes, mas temos a Palavra Profética em nossas bocas, o poder da Palavra Criativa de Deus que traz à existência aquilo que não existe.
Nós teremos nessa cidade o tamanho da igreja que você já consegue ver antes de se tornar realidade.
Nós teremos uma igreja com 1000 membros nos próximos anos, muitos lideres e discipuladores. Muitas equipes de louvor, teremos seminaristas, muitos candidatos ao ministério da Palavra, uma forte rede de jovens comprometidos e nazireus. Levaremos muitos encontristas aos encontros de maneira que locaremos ônibus para leva-los pois os carros não serão suficientes.
Deus nos dará um sítio para fazermos eventos, encontros, treinamentos, vigílias, etc.
Creia no poder da Palavra Profética! Profetize sobre o vale!

DICA QUENTE
A multiplicação de uma célula é uma ocasião especial. Faça uma festa e convide o máximo possível de pessoas! Celebre!
Reflexões
O Líder Chamado Por Deus 
Certa vez um homem muito rico encontrou um líder de célula que depois de um dia de trabalho saía de casa debaixo de chuva para subir um morro onde liderava uma célula e lhe disse:     
- Eu não faria isto por dinheiro nenhum no mundo.   
 - E ele respondeu: Nem eu
O que fazemos por causa do nosso chamado não tem preço. Mas tem muito valor!

           

Um comentário:

  1. Maravilhoso conteúdo aprendi muito Deus continue os abençoando mais e mais.

    ResponderExcluir